W3C Escritório Brasil - Blog

Homenagem ao mestre – MAQ

Foto de Reinaldo Ferraz e Marco Antônio de QueirozDemorei um pouco a escrever esse texto em homenagem ao grande pioneiro da acessibilidade na web, mas não gostaria deixar este ano sem publicar algumas palavras para homenagear uma das pessoas que mudou minha vida. O grande mestre MAQ, que nos deixou em julho deste ano.

Me apaixonei pela acessibilidade na web da mesma forma que muitos outros: Assistindo ao vídeo “Acessibilidade na Web – Custo ou benefício?“. Conhecer o MAQ pessoalmente foi uma das minhas maiores alegrias. Assisti diversas palestras e pude participar com ele desse belo movimento de expandir a discussão da acessibilidade na Web.

O MAQ tinha uma participação muito ativa na comunidade, especialmente nas listas de discussão que ele participava. São diversas, todas ativas e em grande parte delas tive o privilégio de acompanhar as discussões. Ele costumava responder todas as mensagens, muitas delas com bom humor e bem incisivo nos debates sobre acessibilidade, mas sempre com muito carinho. Essa era a marca do MAQ.

Também tivemos o privilégio de contar com a participação do MAQ em praticamente todos os projetos relacionados a acessibilidade na web dentro do W3C Brasil. Ele tinha paixão por aquilo e participava, tanto presencialmente como online, de forma muito contundente e precisa. Sua obra vai ficar para a história do desenvolvimento web. Seus sites como o Bengala Legal e o Acessibilidade Legal, artigos e vídeos fazem parte desse enorme acervo que temos hoje de material para tornar a Web acessível. Graças ao MAQ, acessibilidade na Web se tornou popular.

Foi uma enorme honra ter presenciado o MAQ ter ganho o Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web (todos@web) em 2012. Isso é o reconhecimento do trabalho pioneiro que foi feito em todos esses anos de fomentar a acessibilidade na Web. Com certeza a grande maioria das pessoas que trabalha ou trabalhou com acessibilidade na Web já passou pelos posts, dicas, comentários e e-mails do MAQ.

Estamos na fase final da segunda edição do Prêmio Nacional de Acessibilidade, com inscrições abertas até o final do mês. Tenho certeza que a comunidade de desenvolvimento web vai fazer desse prêmio um grande momento, para lembrar e homenagear a pessoa que começou a trilhar os caminhos da acessibilidade na Web no Brasil.

Gostaria de compartilhar esse momento tão belo que foi a cerimônia de premiação do Todos@web, na qual o MAQ é premiado por todo o seu trabalho.

Link para o vídeo no YouTube

Acredito que a comunidade de desenvolvimento web brasileira continuará seguindo os ensinamentos do grande pioneiro da acessibilidade na web. Descanse em paz, Mestre.