W3C Escritório Brasil - Blog

Melhores práticas pra Dados Na Web #UmaPorDia

Publicação de Dados Na Web

Faz 3 anos que fui ao Workshop que o W3C promoveu sobre Dados na Web, em parceria com o Open Data Institute, em Londres. De lá pra cá (2013-2016) muita coisa aconteceu no mundo dos dados, incluindo a entrada forte de tecnologias de mineração de dados e técnicas de deep learning aplicadas à interfaces Web, na coleta e tratamento de dados. O que não mudou foi a relevância que a Web tem, e sempre vai ter, nos ciclos de dados abertos, estejam eles focados em negócios ou transparência.

Durante esse tempo, o Brasil tomou a frente do processo de padronização de Melhores Práticas para Dados na Web, em um grupo de trabalho cuja criação derivou do que aconteceu nesse workshop em Londres, entre outras ações. O escritório do W3C no Brasil articulou ativamente a participação de brasileiros e por isso eu divido a tarefa de chair do grupo com Hadley Beeman, do governo britânico; e Deirdre Lee, da Irlanda (que esteve na Webbr2015). O W3C Brasil liderou a edição do documento, tendo como editoras a Bernadette Loscio, da UFPE & Caroline Burle, do Ceweb; e o editor Newton Callegari, também, do Ceweb. Além disso, participaram, a convite do escritório, o grupo de universidades brasileiras participantes do programa de fomento a pesquisa do escritório.

O resultado?

Três novos candidatos a padrões: o documento Melhores práticas para dados na web (Best Practices para Dados na Web), que é um documento; e mais dois vocabulários, que tem o status de notas do grupo: um de qualidade de dados (data quality vocab) e um de uso de dados (data usage vocabulary).

Os documentos estão em fase de revisão final antes de virarem candidatos à recomendação. Nesse estágio o grupo, em um esforço colaborativo de atender às necessidades de quem está com a mão na massa, pede a contribuição de todos aqueles que tem como objetivo colocar seus dados na Web, revisando os documentos e sugerindo melhorias nos mesmos.

Pra facilitar o processo de revisão e ajudar todo mundo a entender o documento principal do grupo, vou escrever aqui no Blog do W3C uma série de posts sobre cada Best Practice, publicando com a hashtag #UmaPorDia. Vou começar na segunda-feira, dia 30 de maio de 2016- fique ligado!

Precisamos do seu feedback!