W3C Escritório Brasil - Blog

Primeiros rascunhos do grupo de Pagamentos na Web: padrões para Web Payments

A digitalização dos valores que trocamos diariamente é um fato que já esta consumado na sociedade da informaçao. Ainda, segundo pesquisa da Gartner, espera-se ao final de 2016 o valor de 617 bilhões de dólares circulando na Internet. A quantidade de dados disponíveis, como consequência direta da digitalizaçao dos canais bancários e de troca de valores, entretanto, apresenta características que são disruptivas e que precisam ser adequadamente endereçadas para que os impactos sociais e econômicos se dêem em ambiente de uma Internet livre e aberta para todos.

Please Pay Here 3-14-09 19

O W3C, com os grupos de Web payments, tem como missão tornar os pagamentos feitos pela Web mais seguros e fáceis de se realizarem. Para tal, o grupo tem discutido vários aspectos relacionados ao ecossistema de pagamentos digital, que tem como características desde a autenticação até a confirmação de pagamento em tempo real, desafios que o Interest Group e o Working Group têm tentado resolver com novas especificações e orientações.

O grupo de Web Payments do W3C publicou, em Abril de 2016, os primeiros drafts resultantes do trabalho do grupo, que se baseou todo nos documentos de Use Cases e Arquitetura, elaborados pelo Interest Group. Pra tal, o Working Group está documentando fluxos de pagamento reais, documentados no documento Payments Flow, utilizando como base para o trabalho casos reais de empresas como Paypal, Apple, Facebook, Netflix, entre outras.

Desde a segunda reunião presencial do grupo, que aconteceu em fevereiro de 2016 na sede do Google, em San Francisco, os especialistas vem trabalhando nos seguintes documentos:

Esta especificação descreve uma API web pra permitir que sites que vendem coisas na Internet aceitem diferentes métodos de pagamento com a mínima fricção. Com ela os navegadores (user agents) podem facilitar o fluxo de pagamento entre o merchant e o usuário.

Esta especificação define strings para que os componentes do ecossistema de pagamento (retirado dos estudos sobre as possíveis arquiteturas) possam determinar que tipo de parceiros envolvidos no processo de compra suportam quais métodos de pagamento.

Esta especificação descreve os formatos de dados utilizados pela API de requisição de pagamento para suportar pagamento via cartões de crédito ou débito, por exemplo.

Os documentos estão abertos no repositório do grupo e prontos para receberem feedback da comunidade de desenvolvedores e implementadores de soluções para pagamento, especialmente se você pode testar, fazer o deploy ou implementar exemplos com a tecnologia sugerida, nos mostre seus exemplos!

Para facilitar a compreensão do tema, que é complexo e com bastante detalhes específicos da área de pagamentos e finanças, o grupo publicou um FAQ, ainda em inglês.

Se você tem uma pergunta, você pode enviar pelo Github do grupo, que é bem dinâmico:https://github.com/w3c/webpayments/wiki/PaymentRequestFAQ