W3C Escritório Brasil - Blog

Uma noite especial

Premio Nacional de Acessibilidade na Web

Ontem presenciei um momento histórico para a web brasileira. Um momento que vai ficar guardado na minha memória e no meu coração como um dos grandes momentos da minha vida. Foi a cerimônia de premiação do primeiro Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web, o todos@web. Um marco na história da web brasileira que tive a honra e o prazer de fazer parte. Gostaria de compartilhar um pouco os sentimentos envolvidos nesse grande momento da web brasileira.

Fiquei muito feliz de ver o rosto de muita gente conhecida que sempre esteve envolvida com a acessibilidade, mas fiquei mais feliz ainda de ver tantos rostos novos. Novos para mim, mas que já fazem grandes trabalhos em favor da acessibilidade na web. Trabalhos que eu nunca tinha visto e que surpreenderam a todos. Foi uma experiência incrível ver tanta gente trabalhando para um bem comum: A acessibilidade na Web.

Ela foi a grande estrela da noite: A acessibilidade na web. Foi vendo as lágrimas de algumas pessoas durante o evento pude notar o impacto de uma premiação como essa. Cada pessoa que vinha conversar e parabenizar pelo prêmio vinha com um enorme sorriso, como se previamente me dissesse “pode contar comigo!”. A nossa luta ganhou novos militantes.

E militantes é a palavra certa, e também muito interessante. Lembro-me quando meu amigo Carlinhos Cecconi me disse uma vez que “trabalhar no W3C é uma militância”. Concordo plenamente com suas palavras. É impossível se envolver com o trabalho do W3C sem mergulhar de corpo e alma em cada projeto, e é assim que me sinto quando participo de algo tão importante como esse prêmio. Um militante que ganhou uma batalha.

Ainda não ganhamos a guerra, mas ganhamos novos guerreiros para lutar pela acessibilidade na web. Militantes que fazem parte de governos, agências e até voluntários. Tudo isso pela paixão que move as pessoas em tornar o mundo um lugar melhor, e se pudermos fazer a nossa parte dentro da web, acho que já estamos dando um grande passo.

Os grandes vencedores desse primeiro Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web já foram divulgados. São grandes trabalhos e ações que provam que existem pessoas que lutam por uma web justa, e especialmente, por uma web para todos.

Por isso a noite de ontem foi especial. Para quem é um aproximado pela acessibilidade na web, sabe do que eu estou falando. Que venha o Segundo Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web!